Banner do topo

Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul

O NEJ

O primeiro núcleo de ecojornalistas do Brasil

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, com sede em Porto Alegre, foi fundado em 22 de junho de 1990 e é o pioneiro no país. Hoje o NEJRS é uma ONG que se constitui em referência nacional sobre jornalismo ambiental, com participação ativa nos principais eventos relacionados ao tema.

Em 1993, os integrantes do Núcleo já estavam em contato com jornalistas especializados em meio ambiente de 55 países, a partir do I Congresso da Federação Internacional de Jornalistas de Meio Ambiente, que aconteceu de 3 a 4 de novembro de 1994, no Palácio da Unesco, em Paris. 

A partir da experiência do NEJ/RS outros núcleos brasileiros surgiram e foi por iniciativa do núcleo gaúcho que se criou a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (1998). Mais tarde, em 2000, o NEJ/RS esteve à frente também do surgimento da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (2000). 

Por sua atuação, o NEJ/RS é hoje uma organização com credibilidade não somente no meio do jornalismo ambiental, mas também entre as ONGs, entidades, ambientalistas, pesquisadores, instituições públicas e privadas de meio ambiente de todo o país.

Ecoagência de Notícias 

O NEJRS tem como sua principal expressão e instrumento de atuação a Ecoagência, uma agência de notícias ambientais sem fins lucrativos, criada em 2003 pelos ecojornalistas gaúchos para cobertura das pautas ambientais do Fórum Social Mundial. A EcoAgência  produz e distribui material jornalístico sobre meio ambiente, para livre e ampla reprodução, contribuindo para a democratização da informação e o fortalecimento da causa ambiental.

Programa Sintonia da Terra

O NEJ/RS também mantém o programa de Rádio Sintonia da Terra, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e que vai ao ar às quintas-feiras, às 10h05min. O programa é disponibilizado para download no portal da EcoAgência, sendo reproduzido gratuitamente pelas rádios comunitárias do Estado, principalmente.

Terças Ecológicas

Além disso, o NEJ/RS promove as Terças Ecológicas, um evento mensal, que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.

Cursos

O NEJ/RS realiza ainda cursos de formação e qualificação de jornalistas para pautas de meio ambiente. Em 2008 realizou o curso Meteorologia para Jornalistas, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro de Previsão do Tempo e Climatologia (INPE/CPTEC) de São Paulo.

Jornalismo Ambiental na Universidade

Foi também por iniciativa do NEJ/RS, através da atual coordenadora do núcleo, professora de jornalismo Ilza Girardi, que a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) tornou-se, em 2003, a primeira faculdade brasileira a criar uma cadeira de Jornalismo Ambiental em seu currículo.

Congressos de Jornalismo Ambiental

Em 2005, o NEJ/RS foi um dos realizadores do 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, acontecido em Santos, em São Paulo, com a coordenação do Núcleo Paulista de Jornalismo Ambiental.  Em 2007, o NEJ/RS foi o realizador do II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em Porto Alegre, com cerca de 500 jornalistas participantes do Brasil e do exterior (membros da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe).

Reconhecimento Público

O NEJ/RS recebeu importantes prêmios por sua atuação, entre eles o da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Medalha Conservacionista da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Diploma de Iniciativa Louvável foi conferido à EcoAgência no Prêmio Fepam de Jornalismo de 2005, por uma banca formada pela ARI - Associação Riograndense de Imprensa -, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente Henrique Luiz Roessler.

Diretoria:

Coordenadora: Ilza Girardi 

Secretária: Adriane Bertoglio Rodrigues

Tesoureira: Sílvia Franz Marcuzzo

Diretor de Comunicação: Reges Schwaab

Diretor de Relações Institucionais: Ulisses Almeida Nenê 

Conselho Fiscal: Carlos Scomazzon, Eliege Fante e Paula Cassandra. 

Conselho Fiscal - Suplentes: Gisele Neuls, Maria de Lourdes Wolff e Thaís Silva

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Visite o site do NEJ clicando na imagem abaixo

Notícias - Tags

#OTrabalhodDoJornalistaValeMais 1º Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação (EGDC) 2ª Jornada Literária 20 impactos da reforma trabalhista para jornalistas 36º Congresso Estadual dos Jornalistas 63ª Feira do Livro de Porto Alegre aceg acordo coletivo Artigos assembleia assembleia legislativa audiência pública Campanha de Negociação Coletiva 2014 Caxias do Sul chaparini cinebancários cinema comdim comunicação comuniquese Concursos Concurso TVE e FM Cultura Conferência Livre de Comunicação em Saúde congresso nacional dos jornalistas convênios corsan cultura curso de extensão cursos CUT cutrs debate delegacia regional delegado sindical diretas já EBC Edital eleição Eleição SINDJORS 2016 Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação Entrevistas evento Exposição falecimento Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) FENAJ FNDC fotografia Frente Jurídica em Defesa das Fundações fundação piratini fundações Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação fórum social das resistências governo Sartori greve geral GREVE NACIONAL grupo rbs imprensa I Seminário Estadual Saúde do Trabalhador jornalismo Jornalismo e o golpe na política Jornalismo na Mídia Juremir Machado da Silva, Denise Mantovani e Moisés Mendes livro matheus chaparini Moisés Mendes, Juremir Machado da Silva e Denise Mantovani Morre jornalista Fernando Goulart, em Porto Alegre mulher Notas Oficiais núcleo de aposentados ocupação palestra pec 241 Piratini (TVE e FM Cultura) poder da mídia porto alegre previdência prêmio Prêmios Jornalismo record reforma da previdência reforma trabalhista Repórteres Sem Fronteiras revolução russa rio grande salário sartori seminário sindbancários Sindicato sindicato de São Paulo sindicato Distrito Federal sindjors Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRTRS TVE e FM Cultura Vagas de Emprego versão dos jornalistas violência violência policial

Imposto Sindical - GRCSU

 

Mensalidades do Sócio - Pagamento de Mensalidade SINDJORS

Subir