Banner do topo

1. Como Encaminhar

O registro de Jornalista Profissional, em todas as categorias, deve ser encaminhado através do Sindicato.

O pedido pode ser feito também através da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), mas a legislação determina que, antes de aprovado, o registro seja examinado pelo Sindicato.

Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei do deputado federal Carlos Bezerra, do PMDB-MT, de número PLS 307/95, que transfere para a Fenaj a emissão do registro profissional. O projeto já foi aprovado no Senado e vai ser votado no plenário da Câmara.

2. Prazos

Após a impressão do requerimento de registro profissional, há um prazo de 30 dias para entregar os documentos ou o requerimento será indeferido.

3. Documentos Necessários

Jornalista Profissional

* 2 (duas) via do Requerimento do Registro Profissional - após a impressão, há um prazo de 30 dias para entregar os documentos ou o requerimento será indeferido. Além do requerimento, será impressa uma declaração, que deverá ser assinada e entregue em uma via.
* cópia AUTENTICADA da página de rosto e qualificação civil da carteira de trabalho
* cópia simples do comprovante de endereço
* 1 (uma) copia autenticada da Certidão de casamento (se houver alteração de nome)

O registro de jornalista não pode ser encaminhado mediante a apresentação de certificado nem declaração de conclusão de curso.

* 1 (uma) cópia autenticada da Carteira de Identidade ou 1 (uma) cópia autenticada da Carteira de Habilitação de Motorista, caso o nº do CPF não conste na Carteira de Identidade, trazer 1 (uma) cópia autenticada do CPF

Carteira de Trabalho Profissional (CTPS - trazer a carteira)
Valores: não há custo algum.
Prazo: de 20 dias úteis após o encaminhamento.

Jornalista Profissional por Função Específica

Diagramador, Repórter Fotográfico, Repórter Cinematografico, Ilustrador

* 1 (uma) via do Requerimento do Registro Profissional - após a impressão, há um prazo de 30 dias para entregar os documentos, ou o requerimento será indeferido. Além do requerimento, será impressa uma declaração, que deverá ser assinada e entregue em duas vias.
* 1 (uma) cópia autenticada, em cartório, do Histórico Escolar (Conclusão do 2° Grau)
* cópia AUTENTICADA da página de rosto e qualificação civil da carteira de trabalho
* 1 (uma) cópia autenticada da Carteira de Identidade ou 1 (uma) cópia autenticada da Carteira de Habilitação de Motorista, caso o nº do CPF não conste na Carteira de Identidade, trazer 1 (uma) cópia autenticada do CPF
* cópia simples do comprovante de endereço
* 1 (uma) copia autenticada da Certidão de casamento (se houver alteração de nome)

* Material publicado (jornal, revista) de no mínimo 2 (dois) anos, constando o nome no expediente do veículo. Caso não conste no expediente, é necessário uma declaração com firma reconhecida em cartório da empresa, reconhecendo a autoria do material publicado e o tempo de serviço.

* para repórter cinematografico apresentar DVD com a comprovação de 02 anos no exercício da função.

Notícias - Tags

3º Congresso Nacional Extraordinário de Jornalistas (CONEJ) 36º Congresso Estadual dos Jornalistas 63ª Feira do Livro de Porto Alegre aceg acordo coletivo Artigos assembleia assembleia geral de previsão orçamentária para 2018 assembleia legislativa audiência pública Brasileiros em Pauta Campanha de Negociação Coletiva 2014 camponeses Caxias do Sul chaparini cinebancários cinema comdim comunicação Concursos Concurso TVE e FM Cultura Conferência Livre de Comunicação em Saúde congresso nacional dos jornalistas convênios corsan cultura curso de extensão cursos CUT cutrs debate delegacia regional delegado sindical diretas já EBC Edital eleição Eleição SINDJORS 2016 Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação Entrevistas evento Exposição falecimento Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) FENAJ FNDC fotografia frei Sergio Görgen, Josi Costa e Leila Denise Meurer Frente Jurídica em Defesa das Fundações fundação piratini Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) fundações fórum social das resistências governo Sartori greve de fome greve geral GREVE NACIONAL grupo rbs imprensa I Seminário Estadual Saúde do Trabalhador jornalismo Jornalismo e o golpe na política Jornalismo na Mídia Juremir Machado da Silva, Denise Mantovani e Moisés Mendes livro matheus chaparini mulher Notas Oficiais núcleo de aposentados ocupação palestra paulo pimenta pec 241 Piratini (TVE e FM Cultura) poder da mídia porto alegre previdência prêmio Prêmios Jornalismo record reforma da previdência reforma trabalhista revolução russa rio grande salário sartori seminário Serra Gaúcha sindbancários Sindicato sindjors Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRTRS TVE e FM Cultura UCSTV Vagas de Emprego versão dos jornalistas violência violência policial Vitória – ES

Imposto Sindical - GRCSU

 

Mensalidades do Sócio - Pagamento de Mensalidade SINDJORS

Subir