-->

Detalhes Notícia


Sindicato assina contrato para a realização de eleições eletrônicas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) assinou, na segunda-feira (25), contrato para a realização do processo eleitoral de 2019, que ocorrerá, pela primeira vez, de forma eletrônica. A empresa Eleja Online será a responsável pelo fornecimento do software específico web e aplicativo mobile (sistema eletrônico eleitoral), infraestrutura e todo suporte necessário para o pleito.  As eleições para a nova diretoria do Sindicato estão marcadas para os dias 16, 17 e 18 de julho, quando os jornalistas gaúchos escolherão a nominata que administrará a entidade para o triênio 2019/2022.

 

Na assinatura do contrato, estavam presentes, pelo SINDJORS, o presidente Milton Simas Junior, além de demais integrantes da atual diretoria, e pela empresa Eleja Online, Fernando Gonçalves Maciel. A partir da assinatura do contrato, a Eleja – que possui reconhecida experiência em processos eleitorais eletrônicos em outros sindicatos e conselhos – iniciará a elaboração da plataforma eleitoral, a fim de que, os associados do SINDJORS recebam as instruções, por endereço eletrônico (e-mail) ou SMS para proceder a votação.

 

Para a votação eletrônica, o SINDJORS já está procedendo uma atualização cadastral. Todos os sindicalizados receberão a ligação de uma funcionária do sindicato para a conferência dos dados cadastrais, que incluem, além das questões financeiras, dados atualizados de telefones móveis e endereços eletrônicos. A votação eletrônica foi autorizada em Congresso Extraordinário, no dia 23 de fevereiro, quando a categoria aprovou o novo regimento eleitoral da entidade.

 

O presidente do SINDJORS, Milton Simas, explica que o processo eletrônico deverá reduzir substancialmente o custo das eleições na comparação com o processo anterior que vigorou na entidade, que utilizava cédulas, urnas fixas na sede do sindicato e itinerantes na capital e no interior. “Era defasado, oneroso e reduzia a participação dos associados. A votação eletrônica permitirá um pleito mais ágil, democrático e abrangente”.

 

Além da mudança na votação, outra alteração está no período de atualização da situação financeira dos associados. A partir de agora, os jornalistas terão que regularizar suas mensalidades com um prazo de 60 dias antes do pleito.

 

Fonte: SINDJORS

 

Tags: eleições eletrônicas - Eleja Online - Fernando Gonçalves Maciel - presidente Milton Simas Junior - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS)
Cadastrada em 27/03/2019