-->

Detalhes Notícia


Pesquisa investiga se condições de trabalho dos jornalistas impactam na qualidade da informação

Jornalistas efetivos e freelancers que trabalham em redações brasileiras são convidados a participar do estudo respondendo questionário online. Um survey online direcionado a jornalistas brasileiros que atuam em redações de qualquer tipo de mídia busca entender como são as condições de trabalho e em que medida elas podem afetar o desempenho e escolhas destes profissionais. Para participar, basta acessar este link http://bit.ly/trabalhojornalistas até o dia 20 de maio de 2019. Leva entre 15 e 30 minutos para ser concluído.

 

O questionário integra uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). O objetivo geral do estudo é verificar se e como as condições de trabalho dos jornalistas interferem na qualidade da informação veiculada para a sociedade. Ele é desenvolvido pela jornalista e doutoranda, Janara Nicoletti, e orientada pelo professor Dr. Jacques Mick.

 

A primeira etapa é o survey com jornalistas brasileiros que trabalham em redações jornalísticas – online, impresso, TV, rádio –, com qualquer cargo e tipo de vínculo. Em seguida, será realizada análise do conteúdo produzido em alguns veículos pré-definidos em diferentes estados e portes, e, por fim, verificada se há correlação entre as condições laborais, o desempenho do trabalhador e o resultado de sua atividade, a informação jornalística expressa no produto noticioso. Para mais informações, entre em contato com Janara Nicoletti: (48) 99613-8763 ou janarant@gmail.com.

 

Fonte: jornalista Janara Nicoletti

Tags: condições de trabalho - Jacques Mick - Janara Nicoletti - jornalismo - jornalistas - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)
Cadastrada em 09/05/2019