Detalhes Notícia


SINDJORS repudia postura de secretários da Prefeitura de Caxias do Sul

A transparência sempre foi e será um dos pilares mais importantes dos regimes democráticos, e o acesso à informação é um direito assegurado aos cidadãos eleitores no que se refere à gestão pública, no sentido de tomar ciência dos atos executados pelos gestores que escolheram para os cargos, sejam eles no Executivo ou no Legislativo.

 

Diante disso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) repudia com veemência a notícia veiculada pela Tua Rádio São Francisco de que os jornalistas de Caxias do Sul estariam enfrentando dificuldades para entrevistar secretários municipais. Se confirmada a informação de que os ocupantes de cargos públicos de primeiro escalão estariam exigindo o repasse de perguntas antes de concederem entrevistas, isso configura-se em uma grave censura prévia imposta pelo Executivo, ferindo com isso leis vigentes no país e a própria Constituição Federal, que asseguram aos profissionais de comunicação e a todas as pessoas o acesso a informações públicas.

 

Os jornalistas são porta-vozes da sociedade civil organizada no que tange à transmissão de informações de interesse público, função social amparada inclusive pela Lei de Liberdade de Imprensa. Os profissionais de comunicação têm compromisso com a ética, a verdade e veracidade dos fatos que noticiam.

 

Negar, sonegar ou criar obstáculos para fornecer informações que interessam à coletividade de uma sociedade é uma forma de cercear e impedir o livre exercício do ofício do profissional jornalista. Assim como sempre respeitou os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e suas instâncias de poder, o SINDJORS vem a público exigir o mesmo respeito das autoridades públicas para com os profissionais de comunicação.

 

Fonte: SINDJORS

Tags: jornalistas de Caxias do Sul - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) - Tua Rádio São Francisco
Cadastrada em 23/07/2019


Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.