-->

Detalhes Notícia


Ciclo de palestras sobre fotografia inicia no dia 05 de outubro, no Sindjors

Se você trabalha com fotografia jornalística e quer se atualizar, não perca o Ciclo de Palestras que será realizado no Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors), em parceria com o Foto Clube Porto-alegrense.

 

A partir do dia 05/10, sábado, você poderá trocar ideias e receber novas informações com renomados fotógrafos jornalistas, que estarão contribuindo com seus conhecimentos e experiências, gratuitamente. No próprio dia 05/10, Carlinhos Rodrigues, que trabalha com fotografia desde 1969, vai falar da experiência dele e de técnicas adquiridas em jornais como Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, O Estadão e Jornal da Tarde; e, como free-lancer, para a Revista Veja, IstoÉ, O Globo e Jornal do Brasil. Ele também atuou como subeditor e coordenador de fotografia do jornal Zero Hora.

 

Em 19/10, Rogério Soares, formado em jornalismo pela Unisinos e ex- repórter fotográfico pelo Correio do Povo, que lecionou fotografia e semiótica em universidades como Unisinos, ESPM Sul, IPA, UniRitter, UCS e Univali, vai abordar aspectos da própria trajetória. Rogério recebeu os prêmios da Associação Rio-grandense de Imprensa de fotojornalismo, em 1995, e do festival de cinema de Gramado, em 1986, pela fotografia do filme “A casa tomada”, na categoria super-8.

 

Para finalizar, em 26/10, você poderá se atualizar ainda mais, com as técnicas fotográficas e artísticas da fotógrafa Eneida Serrano, que se graduou em Jornalismo na UFRGS, trabalhou na Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul – COOJORNAL – e, em 1978, abriu a Agência Ponto de Vista. Também trabalhou nas revistas Veja e IstoÉ. Eneida pesquisou sobre fotógrafos gaúchos pioneiros, publicou o livro sobre Lunara e o curta-metragem “Sioma, o papel da fotografia”. Tem usado, desde 2003, a câmera do telefone celular para desenvolver a maior parte do trabalho autoral.

 

O Ciclo de Palestras de Fotografia é uma das atividades implementadas pelo Núcleo de Imagem do Sindjors, coordenado pelo diretor Jorge Leão, que também é o presidente do Foto Clube Porto-alegrense. Leão considera essa atividade, em parceria com o Sindjors, um momento de trocas de produção documental. “E é uma atividade para reforçar as experiências e vivências de nossos colegas, oportunizando-se, para estudantes universitários e profissionais, novas aproximações”, disse o fotógrafo.

 

O Ciclo de Palestras sobre Fotografia, no mês de outubro, também está entre as atividades comemorativas aos 77 anos do Sindicato, seguindo-se no mês de novembro próximo. A inscrição poderá ser feita com a doação de livros.

 

SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO DIGITAL AOS PARTICIPANTES VALENDO COMO HORAS COMPLEMENTARES AOS ACADÊMICOS. VAGAS LIMITADAS.

CONFIRMAR PRESENÇA PELO FONE: 32260664 (Seg. a Sex. – 12 h às 18h).

HORÁRIO: das 09h30min às 11h30min.

LOCAL: SEDE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RS, RUA DOS ANDRADAS, 1270 – CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE.

 

Fonte: Neusa Ribeiro/Imprensa Sindjors

Tags: Carlinhos Rodrigues - Eneida Serrano - Foto Clube Porto-alegrense - Rogério Soares - Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors)
Cadastrada em 25/09/2019