Detalhes Notícia


Carta aos colegas Jornalistas

Caro e cara colega

Apreensão. Este é um dos sentimentos mais presentes em relação à pandemia do Covid-19 e todas as questões de saúde e de trabalho que ela provoca. Isto significa que a luta para manter nossos direitos se renova, amplifica e é uma exigência! As MPs 905 e 936 de 2020, que tiram conquistas dos trabalhadores, já estão sendo colocadas em prática pelos empregadores. Jornalistas estão sendo demitidos. Urge evitar demissões, reduções de salários e defender nossa categoria. Mas como? Em pouco mais de 30 dias, em junho, teremos a nossa data-base. E surgiu uma oportunidade para chegarmos lá com a garantia dos direitos já adquiridos – em muitos anos de negociações – e com um acordo favorável à manutenção dos empregos ameaçados, especialmente pela MP 936/20.

 

Nossa estratégia

Há alguns dias, o sindicato patronal procurou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), devido à edição da MP 936/20 – Contrato Emergencial de Trabalho/Covid-19 e, também, em função de decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que acordos individuais ou coletivos, sobre redução de horários e salários, bem como suspensões de contratos, devem ter o aval dos sindicatos das devidas categorias. Junto à assessoria jurídica do Sindjors, debatemos sobre uma proposta para manter os empregos dos Jornalistas e, ao mesmo tempo, garantir a reposição da integralidade do INPC, na nossa data-base, sem perder qualquer direito já adquirido nos acordos anteriores, bem como assegurar cuidados com a saúde física e mental de todos. Depois de quatro reuniões com o sindicato patronal, obtivemos vitórias, que podem parecer pequenas, mas que, neste momento, tornam-se importantes e significativas garantias aos trabalhadores Jornalistas.

 

Proposta

Queremos te apresentar essa proposta, debater e chegar à redação final para selar o acordo com os patrões o mais rápido possível, já que o distanciamento social deve continuar por mais alguns meses e o futuro da pandemia ainda é incerto, porquanto não existe vacina ou medicamento testado e aprovado para o combate ao novo coronavírus. Desta forma, precisamos da tua participação na Assembleia Geral Extraordinária, marcada para domingo, dia 19, às 19 horas, que faremos de forma virtual usando a plataforma Zoom. 

 

Como participar

Baixe o aplicativo Zoom Meeting no seu celular ou computador. Para receber o link de acesso, envie e-mail para secretaria@jornalistasrs.org informando seu nome completo, RG e CPF, telefone/celular, empresa ou vínculo empregatício.

 

O edital de convocação está no jornal Correio do Povo do dia 17, além do site e redes sociais do Sindjors. Tua presença é fundamental.

 

Abraços,

Vera Daisy Barcellos
Presidenta do Sindjors

 

 

 

Cadastrada em 17/04/2020