Detalhes Notícia


Comitê Gaúcho do FNDC elege delegados à 23ª Plenária Nacional na próxima segunda

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) promove uma plenária estadual na próxima segunda-feira (5), às 18h, para eleger os delegados/as e observadores/as do Rio Grande do Sul para a 23ª Plenária Nacional do FNDC. Também serão debatidas as teses inscritas para discussão.

 

A plenária estadual será realizada por meio virtual, cujo acesso foi disponibilizado pela Secretaria do FNDC, através da plataforma Zoom – https://us02web.zoom.us/j/86340194097

 

De acordo com o Estatuto do FNDC, todas as entidades filiadas ao FNDC (estaduais e nacionais) só poderão participar das plenárias (regionais e nacional) se estiverem com situação financeira regular.

 

Informações podem ser obtidas diretamente no Sistema de Filiados do Fórum ou no próprio portal do FNDC. Outras informações e dúvidas sobre a regularização podem ser feitas diretamente no telefone (61) 98121-1480 com Pedro ou pelo e-mail secretaria@fndc.org.br.

 

Inscrições e debates da 23ª Plenária Nacional

As inscrições para a Plenária Nacional estão abertas até o dia 7, exclusivamente pele página https://doity.com.br/fndc2020. A taxa de inscrição é de R$ 33 por participante para cobrir custos administrativos.

 

Ao todo, serão quatro datas em outubro, que incluem três paineis temáticos e uma plenária final, que aprovará o Plano de Ação da entidade para os próximos anos. Os debates dos painéis temáticos serão transmitidos pelo canal de Youtube do FNDC.

 

Os participantes inscritos (delegados/as e observadores/as) terão acesso exclusivo à plataforma de debates, de onde poderão participar com direito e a voz e voto (no momento de deliberação). Os nomes dos/as convidados/as dos debates serão informados em breve.

 

A abertura da Plenária Nacional ocorrerá no dia 9 de outubro, às 19h, com apresentações iniciais seguidas do painel temático “Acesso à Internet como direito – uma desigualdade escancarada pela pandemia”.

 

O objetivo é debater as atuais condições de infraestrutura de acesso à internet, incluindo políticas de universalização do acesso e desafios tecnológicos, como a chegada da tecnologia 5G no Brasil, e o que está em jogo nessa disputa.

 

No dia 13 de outubro, às 19h, será realizado o segundo painel temático, com o tema “Liberdade de expressão no cenário de monopólios, discurso de ódio e desinformação”, que vai englobar desde os debates em torno das crescentes violações à liberdade de expressão no país, bem como as discussões atuais para aprovação de um marco legal sobre fake news, proteção de dados pessoais, ataques à comunicação pública e papel das emissoras de radiodifusão e da mídia tradicional no contexto de degradação democrática do país.

 

Depois, no dia 16 de outubro, também a partir das 19h, será realizado o terceiro painel temático, com o tema “Vozes da Cidadania – estruturando políticas de comunicação democrática nos territórios”.

 

Em meio ao contexto eleitoral, o FNDC pretende discutir, a partir de percepções locais, os desafios da comunicação comunitária e alternativa e também propostas para políticas locais de comunicação. O objetivo é influir no debate eleitoral, buscando construir propostas para as candidaturas que vão disputar o pleito eleitoral deste ano.

 

Por fim, no sábado, dia 17 de outubro, a partir das 10h, a plenária será retomada para a discussão e aprovação final das teses, incluindo o Plano de Ação do FNDC para os próximos anos.

 

Em seguida, será realizada a eleição da próxima gestão da entidade, que inclui a composição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do FNDC para o período 2020-2022.

 

Programação da 23ª Plenária Nacional

09/10 – Sexta-feira – 19h às 21h30
Painel 1
Acesso à Internet como direito – uma desigualdade escancarada pela pandemia

 

13/10 – Terça-feira – 19h às 21h30
Painel 2
Liberdade de expressão no cenário de monopólios, discurso de ódio e desinformação

 

16/10 – Sexta-feira – 19h às 21h30
Painel 3
Vozes da Cidadania – estruturando políticas de comunicação democrática nos territórios

 

17/10 – Sábado – 10h às 17h
Plenária final de deliberações
Aprovação das teses
Eleição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do FNDC para o período 2020-2022

 

Fonte: CUT-RS com Sindjors e FNDC

 

 

Tags: Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 01/10/2020


Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.