Detalhes Notícia


Sindjors lança pesquisa sobre a campanha salarial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, para marcar o início da Campanha Salarial 2021-2022, lança importante pesquisa junto aos profissionais da categoria. A data-base dos jornalistas é 1º de junho, mas precisamos, até lá, construir uma boa Pauta de Reivindicações e, por isto, estamos lançando uma pesquisa eletrônica.

 

Responda à pesquisa até 09 de ABRIL, participe efetivamente da nossa campanha, cujo slogan é JORNALISMO ESSENCIAL EXIGE RESPEITO À VIDA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, e ajude a divulgar.

 

A pesquisa é sobre a situação pela qual cada um e cada uma das jornalistas e dos jornalistas estão passando ou já passou, no período de pouco mais de um ano em que temos declarada a pandemia causada pelo Covid-19/Coronavírus.

 

Alguns jornalistas foram demitidos, outros tiveram seus contratos de trabalho suspensos e outros ainda passaram a trabalhar com jornada e salário reduzidos.

São três questionários, cada um se adapta a uma situação vivida pelos(as) jornalistas: O primeiro deverá ser respondido por aqueles que foram demitidos, tiveram seu contrato de trabalho suspenso ou tiveram redução de jornada e salário.

 

O segundo questionário busca informações sobre o que a empresa ofereceu para a atuação em regime de home Office.

 

Já o terceiro questionário pretende mensurar o que foi oferecido para os profissionais em regime de trabalho presencial nos locais de trabalho e na reportagem de rua.

 

É um momento difícil, mas no Acordo Coletivo de 2020/2021 o Sindjors conseguiu manter todas as conquistas obtidas pela categoria ao longo dos anos. Para mantê-las e avançar ainda mais, busca inclusive reajuste salarial real, entre outras conquistas.

 

O Sindicato vai também quer acrescentar cláusulas que incluam as situações de trabalho dos jornalistas em trabalho remoto ou presencial, expostos aos riscos de contaminação pelo Coronavírus.

 

Enfatizamos que, para isso, continua valendo a luta de cada trabalhador e trabalhadora e a mobilização coletiva.

 

Para responder aos questionários, clique abaixo:

 

DEMITIDO, CONTRATO SUSPENSO OU COM REDUÇÃO DE JORNADA E SALÁRIO
https://forms.gle/TjGEmAztqf94w1Nf8

 

COM REDUÇÃO DE JORNADA E SALÁRIO
https://forms.gle/KcZeGvBcA9mgV3ue7

 

EM REGIME DE TRABALHO PRESENCIAL NOS LOCAIS DE TRABALHO E NA REPORTAGEM DE RUA
https://forms.gle/imnxVGt9U6EPshVB7

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria Sindjors

 

Tags: Campanha Salarial 2021-2022 Sindjors - jornalismo - jornalistas - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 24/03/2021