Detalhes Notícia


AGENDA - Fotógrafo Roberto Faria apresenta as cores da Bahia no evento online desta quarta-feira,11, do Sindjors

O Núcleo de Imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors  promove nesta quarta-feira, 11, às 18 horas, a estreia do Fotografia & Outras Histórias, via plataforma Stream Yard, com transmissão simultânea e cruzada pelo Facebook e YouTube. O evento tem como primeiro convidado o premiado fotógrafo baiano Roberto Faria. A ação cultural integra as festividades do Dia Mundial da Fotografia que ocorre neste mês de agosto. Na condução do bate-papo está o diretor do Sindjors, o também fotógrafo Jorge Leão, idealizador e organizador deste projeto que terá, ainda, mais duas etapas marcadas para os dias 19 e 24 de agosto reunindo, pela ordem, as (re) conhecidas e renomadas fotógrafas  Dulce Helfer e Elza Lima.

 

Sobre o convidado – A negritude, o calor das cores, a presença da ostensiva beleza da mulher baiana impregnam os registros fotográficos de Roberto Faria. Ele, que se descobriu fotógrafo no início de 2000, agregou a técnica do olhar da fotografia aos saberes colhidos durante o curso de Odontologia feito na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, e ao do  Pós-Graduação em Dentística Restauradora. O fotógrafo dentista, que ganhou o mundo, fundou, em outubro de 2014, a Escola Baiana de Fotografia, na qual é diretor e professor dos cursos de Fotografia para Iniciantes, Desenvolvimento do Olhar e Linguagem Fotográfica das Cores. É, também, diretor  da Galeria Baiana de Arte fundada em 2019. Foi professor do Curso de Extensão em Fotografia por dois anos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

 

Suas fotos ganharam mundo nas publicações da Revista National Geographic, Caminhos da Terra, Náutica e Mar & Mar, além do Jornal A Tarde e Correio da Bahia. Participou de diversas Bienais e Salões de Fotografia no Brasil e exterior  organizados pela Confederação Brasileira de Fotografia e Federação Internacional de Arte Fotográfica.  Roberto Faria  publicou, em 2011, seu primeiro livro, o “Bahia de Todas as Cores”, e em 2017 a publicação “Bahia dos Deuses e das Crenças” que foi viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Tem como meta, ainda neste ano, lançar mais dois livros; um sobre os “Carrinhos de Café de Salvador” e o outro sobre os “Últimos Saveiros da Bahia” que terá a curadoria do artista plástico Bel Borba. A história baiana ficará agradecida por estes registros fotográficos.

 

 

 

 

 

O autor do projeto – A reclusão forçada pela pandemia Covid 19 forçou o diretor do Sindjors, Jorge Leão, a pensar e experimentar um novo formato para atrair e ganhar públicos diferenciados para as atividades programadas do Núcleo de Imagem. E neste sentido, as plataformas midiáticas, segundo ele, oferecem bons e inovadores recursos e passaram a ser grandes aliadas da divulgação. “Na verdade, o evento Fotografias & Outras Histórias surgiu de uma inquietude que eu tinha de resgatar através de um bate-papo, bem à vontade, o que vem antes e o depois de uma foto quando perguntado ao fotógrafo autor. Ao observarmos uma imagem, ela é provida de diversas informações, que rendem uma boa história. Este é o grande objetivo deste evento, saber o que ninguém até então sabe sobre a imagem e o fotógrafo, ou  seja os bastidores”, destaca Leão.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors

 

 

Tags: Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - Fotografia & Outras histórias - jornalismo - jornalistas - Roberto Faria - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 10/08/2021


Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.