Detalhes Notícia


16ª Plenária Estadual da CUT-RS será aberta nesta sexta com transmissão ao vivo

Em meio à pandemia do novo coronavírus e ao crescimento da resistência e da luta pelo “Fora Bolsonaro e Eduardo Leite”, será realizada neste final de semana a 16ª Plenária Estadual da CUT-RS, através da plataforma Zoom. A abertura ocorre nesta sexta-feira (3), às 19h, com transmissão ao vivo na página da CUT Rio Grande do Sul no Facebook.

 

Os debates continuam neste sábado (4), das 9h às 13h, abrangendo o balanço da atuação da CUT-RS, a análise da conjuntura, as estratégias organizativas e a aprovação do plano de lutas para o próximo período.

 

O encontro acontece uma semana depois do aniversário de 38 anos da CUT e dois dias após a importante vitória no Senado, onde foi derrotada por 47 votos a 27 a Medida Provisória (MP) nº 1045, a reforma trabalhista do Bolsonaro. A pressão da CUT e das centrais sindicais foi decisiva para impedir a retirada de direitos e a precarização do trabalho.

 

A Secretaria-geral da CUT registrou a inscrição de 311 delegados e delegadas do campo e da cidade, representando sindicatos filiados, regionais e oposições reconhecidas e acompanhadas, além de observadores e observadoras. O slogan é “Unidos, organizados e mobilizados somos mais fortes” e os temas são “Trabalho, Direitos e Democracia”.

 

“Nunca deixamos de lutar e defender a vida”

“Enfrentamos a política genocida e privatista do governo Bolsonaro, copiada aqui pelo governo Leite e por vários prefeitos, como o de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) e, apesar das restrições da pandemia, nunca deixamos de lutar e defender a vida, os direitos da classe trabalhadora, os empregos e a renda, a agricultura familiar, a democracia, o patrimônio público e a soberania nacional”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

 

 

Para ele, “a Plenária Estadual será uma boa oportunidade para reafirmar a unidade, fortalecer as lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores gaúchos, como o plebiscito popular sobre as privatizações no RS, a mobilização contra o arrocho salarial e reforma administrativa (PEC 32), e a luta contra o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis, dentre outras demandas”.

 

“Vamos aprofundar também o projeto CUT com a Comunidade, que tem levado solidariedade e dignidade para famílias carentes na periferia, e combater as ameaças golpistas dos bolsonaristas, que afrontam a Constituição e a democracia, colocando em risco o estado democrático de direito”, enfatiza Amarildo.

 

7 de setembro

“Temos que realizar grandes manifestações no dia 7 de setembro, usando máscaras e respeitando os cuidados sanitários, para potencializar o 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas e exigir “Fora Bolsonaro” nas ruas e nas redes sociais em todo o país”.

 

Ao final do encontro, serão eleitos os delegados e as delegadas que representarão o Rio Grande do Sul na 16ª Plenária Nacional da CUT, denominada “João Felício e Kjeld Jakobsen” como homenagem a dois ex-presidentes recentemente falecidos, que ocorrerá de 21 a 24 de outubro, também de forma online.

 

A coordenação da Plenária Estadual é formada pelos dirigentes Amarildo Cenci, Vitalina Gonçalves, Paulo de Farias, Claudir Nespolo, Antônio Güntzel, Everton Gimenis, Maria Helena de Oliveira e Marcelo Carlini.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta – 3 de setembro

18h30 – Recepção de delegados, delegadas e observadores na sala do aplicativo Zoom

 

19h – Abertura da Plenária

Mesa: Conjuntura brasileira – perspectivas e desafios

Debates
Aprovação do Regimento Interno

 

21h30 – Encerramento do primeiro dia

 

Sábado – 4 de setembro

8h – Reabertura da sala no aplicativo Zoom

 

9h – Balanço da atuação da CUT-RS no período

Debate: Fora Bolsonaro, Leite e suas políticas
Estratégia Organizativa da CUT-RS para o período
Projeto CUT com a comunidade
Planos de lutas

 

12h30 – Eleição de delegados e delegadas para a 16ª Plenária Nacional

 

13h – Encerramento

 

Fonte: CUT-RS

 

 

Tags: CUT-RS - Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - jornalismo - jornalistas - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 03/09/2021


Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.