Detalhes Notícia


Show e Seminário Internacional marcam os 79 anos de resistência do Sindjors

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) completa 79 anos no dia 23 de setembro. A data será comemorada com uma live, às 19h, transmitida pelas redes sociais do Sindjors, com a participação da banda de rock Eletroacordes e do cantor Christian Bueller (voz e violão). Será um evento de aniversário lúdico musical para ofertar um momento de lazer à categoria para este momento tão difícil vivido pela sociedade.

 

Para marcar a data, a entidade também prepara o Seminário Internacional “Desafios e Oportunidades para Jornalistas num Mundo em Transformação”, de 27 a 30 de setembro, das 10 às 12h, com transmissão via plataforma Stream Yard, simultânea e cruzada pelo Facebook e YouTube. Será debatido o mercado de trabalho para os jornalistas em tempos de crise econômica, sanitária, política e social.

 

O Seminário contará com importantes representações de Organismos Internacionais, entidades de classe, cientistas políticos, acadêmicos e jornalistas. Entre elas citamos: FENAJ, FEPALC, FNDC, Sindicato dos Radialistas, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), CUT Nacional e Regional, entre outros.

 

Quatro mesas vão compor o evento, que será realizado totalmente em ambiente on-line. A primeira delas (27/09) vai tratar do Jornalismo, Direitos Humanos e Diversidade. A segunda mesa (28/09) vai debater Os Caminhos do Jornalismo frente as atuais condições de Trabalho e as Novas Tecnologias. Na sequência, no dia 29, terá lugar o debate O Novo Sindicalismo e os Desafios para o Futuro. Encerrando o seminário, no dia 30, serão tratados o Enfrentamento das Crises e as Contingências: a Mudança Climática e o Papel no Jornalismo.

 

História

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) foi fundado em 23 de setembro de 1942 por um grupo de jornalistas, escritores e trabalhadores de jornais, revistas e editoras para fortalecer e ampliar a base da categoria. Mantém sua trajetória sempre vinculada às questões dos trabalhadores jornalistas profissionais, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos, diagramadores, ilustradores e chargistas e, também, universitários de Jornalismo no Rio Grande do Sul, e à formação de qualidade.

 

Entre as instituições mais importantes da sociedade gaúcha, integra-se a ações públicas em defesa da democracia, de valores sociais como justiça, direitos humanos e cidadania, sendo partícipe da cultura produzida no Estado e elemento decisivo nas lutas pela liberdade de imprensa e liberdade de expressão.

 

As ações desenvolvidas compõem um histórico de 21 gestões, sendo duas mulheres presidentes em todo o período: Vera Spolidoro, em 1986, e Vera Daisy Barcellos Costa, mulher negra, atuando pela primeira vez, na presidência, no período de 2019/2022.

 

Em 17 de março de 2020, o Sindicato fechou suas portas pela primeira vez, em sua história, em razão da pandemia de coronavírus. Foi mais um desafio para a nova diretoria, em um cenário político desfavorável para os sindicatos e os trabalhadores, explica a presidenta Vera Daisy. Segundo ela, foi necessário muita organização e trabalho em dobro para manter a luta de forma remota, sem deixar de assistir aos associados, reorganizar as reuniões, realização de seminários, cursos, convênios e, igualmente, fechar com êxito a negociação coletiva para o período 2021-2022.

 

“Conduzir o Sindjors, no auge da pandemia, não foi uma tarefa fácil. Tivemos que nos ajustar às novas tecnologias, ferramentas on-line e o trabalho em casa, ao longo do ano passado e, igualmente, em 2021. Trabalhamos mais, sem dúvida alguma, mas ganhamos muito e, por incrível que possa parecer, esta nova forma de trabalhar nos trouxe mais associados, nos aproximamos das universidades, não só daqui do Estado, mas de outras regiões do país, e organizamos a casa não apenas a função institucional, mas financeiramente. Uma tarefa insana, mas que superamos. A lição que fica deste ciclo que demarca os 79 anos do nosso Sindicato é que estamos resistindo, como sempre fizemos nesta história próxima a fechar oito décadas, onde fazer a defesa do Jornalismo e dos profissionais é a nossa missão.”

 

MPB e Rock vão marcar a festa

 

Christian Bueller – Voz e violão – Jornalista formado pela Unisinos em 2009, Christian Bueller (abaixo) é músico profissional desde 1996. O multi-instrumentista porto-alegrense se apresenta em bandas de rock and roll internacional, música nacional, blues, folk, soul e country. Guitarrista e violonista, também toca piano, contrabaixo, bateria, ukelele e harmônica. Além de cantor e compositor, é professor de música e produtor musical. Seu repertório privilegia canções de clássicos do rock, como Beatles, Elvis Presley, Eric Clapton e Creedence Clearwater Revival, passando pelo rock nacional dos anos 1980, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Cazuza e Barão Vermelho. Atualmente, integra a banda MottaFkrs (com cinco integrantes, banda completa, para eventos maiores) e o duo TwoRock (projeto em dupla, com apelo mais intimista, além dos shows solo). Os contatos são Facebook e Instagram.

 

 

Eletroacordes, o rock se apresenta – É formada pelos jornalistas Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Elio Bandeira (cajón e bateria); Luis Tissot (guitarra); Cleber Nazario (violão e teclado). A Eletroacordes (abaixo) transcende pela música eclética plugada nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. O grupo lançou seu primeiro EP “Respire Fundo” (2011), com cinco canções, seguiram-se “Insanos” (2016), produzido de forma independente, “Sono Tão Profundo” (2019) e o CD coletânea “Doces Doze Dozes” (2020), com 12 canções celebrando os 12 anos do grupo. A banda estreia o retorno aos palcos com o evento do Sindjors(Para saber mais sobre o Eletroacordes acesse em YouTube)

 

 

 

Acompanhe o Sindjors no Facebook e no YouTube.

 

Texto: Fabiane Christaldo/Diretoria Sindjors e Arte: Niara de Oliveira/Delegacia de Pelotas Sindjors

 

 

Tags: 79 anos Sindjors - Christian Bueller - Cleber Nazario - Eletroacordes - Elio Bandeira - Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - jornalismo - jornalistas - Luis Tissot - Rodrigo Vizzotto - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS - Vera Daisy Barcellos Costa - Vera Spolidoro
Cadastrada em 18/09/2021