Detalhes Notícia


CONVITE - Show com jornalistas músicos marca os 79 anos do Sindjors

Para além dos teclados dos computadores e pautas diárias, os jornalistas gaúchos, também, trilham pelos shows musicais e composições autorais. Pensando neles e agregando a vontade de oferecer, ao público, uma programação diferenciada e musical, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors festeja, nesta quinta-feira (23), às 19 horas, seus 79 anos. A data será comemorada com uma Live, transmitida pelas redes sociais do Sindicato, com a participação do cantor Christian Bueller (voz e violão) e da banda de rock Eletroacordes. O espetáculo será apresentado via plataforma Stream Yard, com transmissão simultânea e cruzada pelo Facebook e YouTube. Outra atração convidada, com a tarefa de fazer a apresentação do show, é o jornalista, crítico musical, pesquisador da música brasileira e associado, há 50 anos, do Sindjors, Juarez Fonseca (abaixo).

 

 

As atrações musicais

  • Christian Bueller é Jornalista, formado pela Unisinos em 2009, músico profissional desde 1996. O multi-instrumentista porto-alegrense se apresenta em bandas de rock and roll internacional, música nacional, blues, folk, soul e country. Guitarrista e violonista, também toca piano, contrabaixo, bateria, ukelele e harmônica. Além de cantor e compositor, é professor de música e produtor musical. Seu repertório privilegia canções de clássicos do rock, como Beatles, Elvis Presley, Eric Clapton e Creedence Clearwater Revival, passando pelo rock nacional dos anos 1980, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Cazuza e Barão Vermelho. Atualmente, integra a banda MottaFkrs (com cinco integrantes, banda completa, para eventos maiores) e o duo TwoRock (projeto em dupla, com apelo mais intimista, além dos shows solo). Os contatos são Facebook e Instagram.

 

  • Eletroacordes, o rock se apresenta – A banda é formada pelos Jornalistas Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Elio Bandeira (cajón e bateria); Luis Tissot (guitarra); Cleber Nazario (violão e teclado). A Eletroacordes transcende pela música eclética plugada nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. O grupo lançou seu primeiro EP “Respire Fundo” (2011), com cinco canções; seguiram-se “Insanos” (2016), produzido de forma independente, “Sono Tão Profundo” (2019) e o CD coletânea “Doces Doze Dozes” (2020), com 12 canções celebrando os 12 anos do grupo. A banda estreia o retorno aos palcos com o evento do Sindjors. (Para saber mais sobre a Eletroacordes acesse em YouTube)

 

Seminário internacional integra as festividades

Outro momento especial, para também marcar esta data, será a realização do Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para Jornalistas num Mundo em Transformação. O evento ocorrerá de 27 a 30/9, das 10 às 12h, com transmissão via plataforma Stream Yard, simultânea e cruzada pelo Facebook e YouTube. Na pauta, o debate sobre o mercado de trabalho para os jornalistas em tempos de crise econômica, sanitária, política e social.

 

O seminário contará com importantes representações de organismos internacionais, entidades de classe, cientistas políticos, acadêmicos e jornalistas. Entre elas, citamos: FENAJ, FEPALC, FNDC, Sindicato dos Radialistas, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), CUT Nacional e Regional,entre outros.

 

Quatro mesas vão compor o evento: A primeira delas (27/09) vai tratar do Jornalismo, Direitos Humanos e Diversidade. A segunda mesa (28/09) vai debater Os Caminhos do Jornalismo frente as Atuais Condições de Trabalho e as Novas Tecnologias. Na sequência, no dia 29, terá lugar o debate O Novo Sindicalismo e os Desafios Para o Futuro. Encerrando o seminário, no dia 30, serão tratados o Enfrentamento das Crises e as Contingências: a Mudança Climática e o Papel no Jornalismo.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors e Arte: Niara de Oliveira/Delegacia Regional de Pelotas Sindjors

 

Tags: 79 anos Sindjors - Christian Bueller - Eletroacordes - Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - jornalismo - jornalistas - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 22/09/2021