Detalhes Notícia


Memorial Luiz Carlos Prestes comemora 4 anos de existência com ampla programação

Inauguração do Memorial Luiz Carlos Prestes em 2017 contou com centenas de pessoas - Divulgação

Café da manhã com autoridades, feira, visitas, mesa redonda e abraço simbólico estão previstos para este sábado (13)

 

No dia 28 de outubro de 2017, após 27 anos da aprovação do projeto, foi inaugurada a primeira obra do arquiteto Oscar Niemeyer, em Porto Alegre. Na época, a abertura oficial do Memorial Luiz Carlos Prestes foi um evento de grande repercussão, com participação de várias personalidades locais e nacionais, demonstrando a importância de um espaço histórico-cultural como esse.

 

Para comemorar os quatro anos de existência, a Associação do Memorial organizou uma ampla programação que inicia às 9h30, com um café da manhã com autoridades políticas. Este será o primeiro evento presencial desde o início da pandemia em março do ano passado.

 

Já estão confirmadas as presenças do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, dos ex-prefeitos Olívio Dutra, Tarso Genro, José Fogaça, Raul Pont e José Fortunati. Alceu Collares e Neuza Canabarro também declararam apoio. O ex-prefeito Nelson Marchezan Jr. ainda não respondeu ao convite.

 

Também estarão presentes o secretário de Planejamento do município, Cezar Schirmer, o ex-vereador Vieira da Cunha e os vereadores Mauro Pinheiro, Cássio Trogildo, Pedro Ruas e Daiana Santos. Foram convidados vereadores de todas as bancadas da Câmara. O presidente da Câmara, Márcio Bins Ely, mandará representante. A secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo, já confirmou presença. E está sendo aguardada a confirmação do secretário da Cultura do município. O ex-secretário da Cultura e diretor de teatro Luciano Alabarse está confirmado.

 

Como destaca o vice-presidente da Associação do Memorial, Edson Ferreira dos Santos, a ideia de realizar um café da manhã para reunir todos os prefeitos que participaram do projeto Memorial Prestes é para mostrar à sociedade gaúcha que é possível conviver com ideias diferentes.

 

“A pluralidade não pressupõe a superação de conceitos ideológicos. Queremos mostrar que Porto Alegre sabe conviver com a arte, a cultura e a política de forma superior. O quarto aniversário do Memorial reafirma que a democracia é superior ao autoritarismo e a intolerância”, explicou.

 

Feira Bella Ciau será realizada no estacionamento do Memorial Luiz Carlos Prestes / Divulgação

 

Feira Bella Ciao reunirá 60 expositores

Na parte de tarde, das 14h às 20h, será realizada a Feira Bella Ciao, no estacionamento do Memorial, com todos os cuidados sanitários. Segundo a artesão e idealizadora da Feira, Sara Soares, a ideia nasceu de unir artistas de Porto Alegre em uma feira com valores antifascistas.

 

“Somos mais de 60 expositores e artistas envolvidos. A Feira Bella Ciao terá marcas autorais de roupas, acessórios, artesanato, arte, literatura, alimentação, Djs e vários shows. Escolhemos fazer a primeira edição neste lugar especial, que representa os valores da democracia, da igualdade e da resistência: o Memorial Luiz Carlos Prestes, em frente ao Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba”, afirma Sara.

 

Segundo ela, o ingresso solidário será 1 quilo de alimento não perecível para a Cozinha Solidária do MTST, “um projeto lindo que dá comida pra quem tem fome”.

 

Confira a programação da Feira:

15h – Jei Silvanno

16h – Rafael Ere

17h – DNZL

17h30 – Dança coletiva: Taranta Experience

18h15 – Rafael Camarão

19h30 – Pedro Petracco

Entre os shows, haverá discotecagem de Rafa Ferretti, Nando Barth e Malásia.

 

A partir das 18h será dado um abraço simbólico em defesa do Memorial Prestes / Foto: Mobile Drone

 

Visita de estudantes, mesa redonda e abraço ao Memorial

A programação prevê ainda às 15h uma visita de estudantes dos cursos de História e Ciências Sociais da UFRGS. Às 16h30, a Mesa Redonda virtual: A História de Prestes: Patriota, Revolucionário, Comunista, com a Professora Anita Leocádia Prestes, tendo como debatedor o professor Henrique Castro. E às 18h será dado uma Abraço simbólico ao Memorial, um ato de solidariedade e contra a mudança do nome do espaço.

 

Redação Brasil de Fato | Edição: Katia Marko | Porto Alegre | 10 de Novembro de 2021 às 18:48 

 

Tags: Brasil de Fato RS - Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - jornalismo - jornalistas - Memorial Luiz Carlos Prestes - O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) - SINDJORS
Cadastrada em 11/11/2021


Clicando em "Aceito todos os Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.