Detalhes Notícia


Mês Nacional da Consciência Negra - Aniversário de 20 anos do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros

Novembro – Mês Nacional da Consciência Negra. Ano de 2001 – 20 Anos do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindjors

 

Há muito o que se relatar. O núcleo foi criado para atender demandas do Comitê Afro-brasileiros do Fórum Social Mundial, que acolhia jornalistas da África, Europa e das Américas, em 2001, que procuraram o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. Prontamente, o presidente José Carlos Torves colocou a sede da entidade à disposição para que jornalistas negros e negras, que enfrentavam barreiras para veicular reportagens, darem visibilidade às suas ações durante o Fórum. A partir daí foi criado o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, por iniciativa das Jornalistas Jeanice Dias Ramos e Santa Irene Lopes.

 

O Núcleo tem, entre suas ações, formulações de teses focadas nas questões de raça e etnia nos meios de comunicação, em congressos estaduais e nacionais da categoria, bem como a realização de seminários, painéis, cursos e oficinas. Ao longo do tempo os representantes do Núcleo participaram de conselhos municipais e estaduais, como o CNegro e Codene. Também mantém contato direto com as Cojiras – Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial e da CONAJIRA/Fenaj.

 

Neste ano de 2021 suas representantes, Jeanice Dias Ramos e Vera Daisy Barcellos, participaram do 2° Enjira – Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial onde foi encaminhada a proposição de tese de cota de 20 por cento de negros e negras preferencialmente para a diretoria da Fenaj e direção dos sindicatos, aprovada no 39° Congresso Nacional dos Jornalistas que aconteceu virtualmente, de maneira inédita, devido à pandemia, nos dias 17, 18, 24, 25 e 26 de setembro de 2021. A partir disso, o Núcleo irá intensificar junto às bases ações para fortalecimento de lideranças negras que possam colocar os seus nomes para às eleições de 2022.

 

Texto: Jeanice Dias Ramos/Sindjors

 

Leia também:

Mês da Consciência Negra – Brasil de Fato/RS

 

 

 

Tags: Cojiras - Conajira - Consciência Negra - Dia da Consciência Negra (20 de novembro) - Federação Internacional dos Jornalistas - Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - FIJ - jornalismo - jornalistas - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - SINDJORS
Cadastrada em 20/11/2021