-->

Detalhes Notícia


Dia do Jornalista: momento de comemoração e de reflexão

O jornalista exerce um papel essencial na sociedade democrática e cumpre função relevante na divulgação de informações com ética, transparência e imparcialidade. No Dia Nacional do Jornalista, celebrado em 7 de abril, é justo e necessário homenagear aqueles profissionais que honram a profissão sem se dobrarem a outras conveniências que não as de interesse público e tampouco adotam práticas de divulgação de fake news, comuns na grande mídia e nas redes sociais.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), com mais de 75 anos de luta em defesa da categoria, destaca que a data serve também para reflexão sobre o atual momento do jornalismo, em que a maioria dos profissionais não é remunerada de acordo com a importância de seu trabalho, é submetida a jornadas excessivas e, não raramente, sofre assédio moral.

Além isso, a entidade lembra que os jornalistas foram atingidos em seus direitos trabalhistas pela contrarreforma proposta pelo governo Temer e aprovada pelo Congresso Nacional. Isso acentuou ainda mais a precarização do trabalho jornalístico e diminuiu substancialmente os postos de trabalho.

O SINDIJORS ressalta que, em momentos de crise como o atual, o papel da informação jornalística é de suma importância, desde que exercida de forma ética e plural. A entidade deseja que todos mantenham a esperança em um país mais justo e voltado para os interesses da maioria da população.

Leia também, clicando aqui, a nota da Federação Nacional dos Jornalistas sobre a data.

Fonte: Imprensa/SINDJORS

Cadastrada em 06/04/2018